Cidades|z_Areazero
|
24 de maio de 2018
|
20:18

Famurs recomenda que municípios do interior do RS parem nesta sexta (25)

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Famurs recomenda que municípios do interior do RS parem nesta sexta (25)
Famurs recomenda que municípios do interior do RS parem nesta sexta (25)
O presidente da Famurs e prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP) | Foto: Divulgação/Famurs

Da Redação*

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) orientou os municípios gaúchos a fazerem um dia de paralisação nesta sexta-feira (25), em todos os equipamentos e serviços, exceto da área da saúde. O motivo, segundo um texto postado no site oficial da entidade, “os preços abusivos praticados, o corte do repasse da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-combustíveis) aos municípios e em apoio aos caminhoneiros, que estão em greve há três dias”.

A Famurs afirma que dos 497 municípios, 384 já teriam anunciado que vão aderir à paralisação. “Fizemos ligações para todos os prefeitos [na quarta-feira] e ouvimos a maioria. Cada município tem autonomia para aderir ou não a manifestação, mas a orientação da Famurs é que se paralisem os serviços”, diz o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira (PP), prefeito de Rio dos Índios. “O aumento no preço dos combustíveis e a desoneração da Cide, diminuindo o que é repassado aos municípios, irá afetar a economia dos entes que já recebem menos recursos”.

A entidade ainda disponibilizou modelos de duas minutas para ponto facultativo e situação de calamidade pública. A Famurs afirma que “cada município deve fazer a adequação conforme suas particularidades”.

*Com informações do site da Famurs


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora