Cidades|z_Areazero
|
5 de agosto de 2017
|
09:57

Na zona sul, comunidade recupera área e transforma depósito de lixo em praça

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Comunidade do Vale dos Canudos revitaliza área de lixão e constrói praça comunitária | Foto: Divulgação

Da Redação

Em um terreno às margens da Rua dos Canudos, próximo da esquina com o Beco 7, entre os bairros Glória e Cascata, no sul de Porto Alegre, famílias se reúnem para tomar mate nos finais de semana. Até pouco tempo atrás, a área era um depósito clandestino de lixo, mas o trabalho dos moradores, iniciado ainda em 2015, recuperou o terreno. Por falta de um espaço de lazer, as cerca de 180 crianças atendidas na Escola Criança Feliz tinham que ir de ônibus até a pracinha mais próxima – ou mesmo até a Redenção, como conta Daniela Herzog, da Associação de Moradores do Vale dos Canudos.

“Aqui nós não tínhamos esse local de convivência. Agora a gente consegue jogar futebol, está bem plano, as crianças têm ido, estão se envolvendo. Já estamos ocupando nosso espaço”, conta a moradora.

Área antes da recuperação pela comunidade | Foto: Divulgação

A área foi inaugurada no domingo passado (30/7) com uma festa julina no local revitalizado, que foi batizado de “A Praça É Nossa”. As famílias participaram – “com alimentação ou com mão de obra”, diz Daniela – e a arrecadação vai ser utilizada para melhorias na própria praça. “Fizemos brechós, essa festa julina, criamos rifas e inúmeras ações envolvendo a comunidade para montar esse espaço”, conta. Ela diz também que, antes da recuperação, havia inclusive proliferação de doenças por conta da sujeira acumulada.

O trabalho contou, em alguns momentos, com a ajuda do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e, agora, a comunidade pedirá equipamentos – como brinquedos de pracinha ou bancos – à Prefeitura. Para isso, porém, é necessário cercar o local, e moradores se mobilizam para juntar dinheiro para a compra de telas.

A manutenção é feita pela própria comunidade – e há, de acordo com Daniela, “uma parceria bem bacana” com o DMLU. Como o local agora está limpo, porém, não tem sido necessário pedir ajuda ao departamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora