Cidades|z_Areazero
|
21 de dezembro de 2015
|
17:18

Vereadores aprovam projeto para permitir que crianças passem pela catraca dos ônibus

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Vereadores aprovam projeto para permitir que crianças passem pela catraca dos ônibus
Vereadores aprovam projeto para permitir que crianças passem pela catraca dos ônibus
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Atualmente, crianças precisam passar por baixo da roleta | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Da Redação

Foi aprovado, na manhã desta segunda-feira (21), o projeto que libera a roleta para crianças de até 6 anos, as quais têm isenção nos ônibus de Porto Alegre. Os pequenos, porém, precisam pular a catraca ou se arrastar por baixo dela para conseguir acessar o coletivo, o que o projeto do vereador Alex Fraga (PSOL) pretende mudar. A proposta, aprovada por unanimidade, sugere a confecção de um cartão Tri de isenção, como é o dos idosos, também para as crianças.

Na prática, o PL determina que a Prefeitura construa “uma nova maneira de acesso ao direito já existente de passagem gratuita” para os menores de seis anos de idade, sem especificar qual seria essa forma, visto que o projeto não pode exigir que seja criado um cartão Tri, por impossibilidades jurídicas. “Mas dentro do corpo do projeto, sugerimos para a Prefeitura que poderia indicar o sistema Tri, que já é um sistema em funcionamento. Isso facilita a implementação desse projeto”, afirmou Alex. “O objetivo é possibilitar que eles passem pela roleta, sem precisar ficar rastejando no chão, que é uma coisa bastante humilhante, além de que pode sujar a roupa, especialmente em dias de chuva, e até se machucar”, apontou o vereador.

No texto do projeto, o vereador destaca que o costume de passar por baixo da roleta como forma de usufruir a isenção é antigo e, “quando iniciou, o espaço entre o piso do ônibus e as catracas era maior que o atual, fato que trouxe mais dificuldade para a realização desse tipo de manobra”.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora