Cidades|z_Areazero
|
17 de dezembro de 2015
|
15:33

EPTC lança ferramenta que permite identificar e avaliar taxistas de Porto Alegre

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
17/12/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Prefeitura e EPTC lançam sistema de avaliação dos taxistas | Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Fortunati (esq.) e Cappellari apresentaram o novo sistema de avaliação dos taxistas de Porto Alegre | Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Luís Eduardo Gomes

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) lançou nesta quinta-feira (17) uma ferramenta online que permitirá que o usuário consulte informações sobre todos os prefixos de táxi em operação na cidade e possam fazer avaliações, positivas e negativas, e denúncias sobre eventuais delitos cometidos por motoristas.

A ferramenta Consulta Condutor de Táxi pode ser acessada através do site da EPTC. O usuário precisa apenas ter em mãos o prefixo do táxi que deseja consultar ou avaliar. Segundo Cappellari, a empresa também está desenvolvendo um aplicativo para facilitar o acesso em aparelhos móveis.

O prefeito José Fortunati afirmou que o sistema de avaliações facilitará o processo de punição e reciclagem de motoristas com muitas avaliações negativas. “Na medida em que começarmos a receber notas negativas sobre um determinado motorista, a EPTC vai chamá-lo, vai verificar exatamente quais são as razões desta negatividade, vai colocá-lo em um curso de reciclagem e, se permanecer, vai obviamente impedir que ele continue dirigindo táxi na cidade de Porto Alegre”.

Segundo diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, todas as denúncias feitas pela ferramenta serão encaminhadas para o departamento de fiscalização de transporte da EPTC, que terá a obrigação de averiguar sua procedência e, se necessário, abrir um processo administrativo sobre o caso. O sistema também permitirá que o usuário faça denúncias sobre a qualidade do veículo.

“Havendo uma denúncia, havendo uma reclamação da prestação de serviço, essa reclamação vai ser avaliada, averiguada. Vai ser convocado o permissionário, convocado o taxista que estava prestando o serviço, exatamente para que essa continuidade da busca da verdade sobre a reclamação seja um processo transparente”, disse Cappellari. “Nós não vamos condenar de pronto ninguém. Agora, vamos acompanhar e vamos até o fim para realmente comprovar o que o cidadão denunciou. A partir da comprovação, uma série de medidas vão ser tomadas, desde o descadastramento do taxista, se é permissionário, aberto o processo de cassação, para que a gente realmente tenha um serviço de qualidade e principalmente de confiança da população”.

17/12/2015 - PORTO ALEGRE, RS, BRASIL - Prefeitura e EPTC lançam sistema de avaliação dos taxistas | Foto: Caroline Ferraz/Sul21
Ferramenta traz informações sobre permissionários e condutores de toda a frota de táxis da cidade | Foto: Caroline Ferraz/Sul21

Na avaliação de Fortunati, o novo sistema representa a abertura de uma “caixa preta”. “Nós estamos dando transparência absoluta sobre quem conduz o táxi na nossa cidade, os proprietários e os condutores. Por quê? Para terminar com a lenda de que tem alguns que conduzem vários táxis na cidade”, disse.

Fortunati salientou que a iniciativa faz parte de uma conduta da cidade de Porto Alegre de abrir os dados públicos para se tornar o mais transparente possível. Ele lembrou que, na semana passada, o Ministério Público Federal divulgou um ranking de transparência dos municípios brasileiros em que Porto Alegre recebeu a nota máxima (10). “Nós somos a cidade mais transparente do País”, disse o prefeito.

Cappellari ainda brincou que, com a ferramenta, a população poderá verificar se os boatos de que ele teria 10 ou 12 permissões de táxi na cidade são verdade ou não. “Hoje existe denúncia que existe barão de placas. O cidadão, ao conhecer uma situação, pode nos informar. Digitou o prefixo, e lá aparece o nome e a foto do permissionário, pode nos informar: ‘olha, eu tenho informação de que esse veículo está na mão de um terceiro’. É um instrumento de transparência”, disse Cappellari.

A nova ferramenta foi bem recebida pelos taxistas presentes no lançamento. “Estamos vendo bem positivamente porque temos que competir. De que forma? Dando maior qualidade ao sistema de táxi”, disse o diretor administrativo do Sintáxi, Adão Ferreira de Campos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora