Cidades|z_Areazero
|
25 de setembro de 2015
|
19:37

Contra reajuste da tarifa, PSOL protocola ação para suspender licitação do transporte na Capital

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Contra reajuste da tarifa, PSOL protocola ação para suspender licitação do transporte na Capital
Contra reajuste da tarifa, PSOL protocola ação para suspender licitação do transporte na Capital
unnamed (1)
Parlamentarem protocolam ação para suspender a licitação do transporte público | Foto: Luciano Victorino

Da Redação*

Os parlamentares e dirigentes do PSOL protocolaram na tarde desta sexta-feira (25) uma ação para suspender a nova licitação dos ônibus de Porto Alegre. A peça foi entregue às 13h30 no Fórum Central e é assinada pelos vereadores da Capital, Fernanda Melchionna e Prof. Alex Fraga, pelo deputado estadual Pedro Ruas e pelos dirigentes partidários Luciana Genro e Roberto Robaina.

A ação cautelar com pedido liminar está tramitando na 7ª Vara da Fazenda Pública e reivindica a suspensão da licitação do transporte público, cujos resultados foram anunciados nesta semana. Conforme o item 2.6.2, do anexo VI do edital, assim que assinado o contrato pós-licitação, pode haver um reajuste da tarifa de ônibus, que acarretará diretamente no bolso dos porto-alegrenses.

Além disso, o processo já está sendo questionado na Justiça, faltando ainda a análise de mérito. Caso o contrato seja assinado, haja aumento da passagem de ônibus e posteriormente a Justiça anule o procedimento de licitação, a população não poderá ser ressarcida dos valores pagos acima do previsto. Por isso, a bancada do PSOL está requerendo a suspensão da licitação até que haja julgamento definitivo da legalidade do processo.

A implantação do novo serviço de transporte coletivo na Capital pode implicar até dois reajustes no preço da passagem em 2016.

“O que estamos vendo é que uma licitação de cartas marcadas, onde continuam as mesmas empresas e a única empresa que não operava em Porto Alegre foi desclassificada. E mais uma vez, os danos serão pagos pela população, com as tarifas mais altas e com o transporte precário”, ressaltou a vereadora Fernanda Melchionna.

*Com informações da Assessoria do Vereador Prof. Alex Fraga (PSOL)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora