Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
20 de outubro de 2014
|
18:00

Cpers e governo do estado anunciam nomeações e fim do estorno do vale-refeição para professores

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Cpers e governo do estado anunciam nomeações e fim do estorno do vale-refeição para professores
Cpers e governo do estado anunciam nomeações e fim do estorno do vale-refeição para professores
Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Direção do Cpers se reuniu com secretários nesta segunda-feira | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Débora Fogliatto

O governo do Rio Grande do Sul acatou, nesta segunda-feira (20), pautas reivindicadas pelo sindicato dos professores (Cpers), em reunião realizada na Casa Civil, com a presença da Secretaria de Educação e da Fazenda. Na ocasião, foi acordado que o estorno do vale-refeição, que atualmente corresponde a 6% do salário dos professores, será extinto até 2016. No encontro também foram anunciadas 1.400 nomeações até o fim de 2014 e um novo concurso para funcionários.

Em uma reunião realizada no início de outubro, o governo havia apresentado uma proposta de zerar o estorno em até quatro anos. “Nós ganhamos o vale-refeição de 166 reais, estorna 6% do nosso salário até atingir o vale. Quando se criou, o vale era um salário mínimo, mas foi arrochado e hoje a grande maioria não recebe nada do vale. Então dissemos que queremos que acabe o estorno, seja R$ 166 sem devolver nada”, explicou a presidente do Cpers, Helenir Oliveira. Ela também afirmou que os professores consideraram que o fim em quatro anos era muito tempo. A nova proposta consta em diminuir para 3% em janeiro de 2015 e zerar em janeiro de 2016.

Ainda nesta semana deve sair o edital para concurso de funcionários. As categorias contempladas, que foram anunciadas na reunião, serão: técnico em informática, técnico em nutrição, assistente financeiro, instrutor de libras (cargo novo), administrador escolar e monitor. Os professores sentiram falta, no entanto, das categorias de funcionários de limpeza e merendeira. “Eles colocaram que se forem mexer no edital não daria tempo de realizar ainda esse ano, então combinamos de continuar discutindo outro concurso específico para limpeza e merendeira”, contou Helenir.

Outra pauta discutida foi o adicional noturno, que será implantado para professores e funcionários que atuam após as 22h. A medida já começa a valer a partir de hoje, com a publicação da portaria 169. “Foi uma iniciativa do Ministério Público, que definiu que para os professores é retroativo a novembro de 2013. E o governo do estado concordou em estender também para os servidores de escola”, disse Maria Eulália Nascimento, secretária-adjunta de Educação.

Ela considerou os resultados da reunião como positivos e elogiou a disposição da nova diretoria do Cpers para o diálogo. “Avaliamos que foi reunião muito boa, como tem sido desde a posse da nova direção. Eles têm disposição para o diálogo e isso contribuiu para avanços concretos na pauta do magistério e servidores”, ponderou Maria Eulália. Outros avanços, como a reestruturação do quadro de professores, colocando em dia as promoções e mudanças de nível, também foram acordados.

“Hoje estão tomando posse mais 260 professores e até o fim do ano serão mais 1400. Vamos chegar a mais de 8 mil professores em um concurso de dez mil vagas. Também queremos que a pauta do magistério avance porque quanto melhor se sentirem colegas nas escolas, melhor para toda educação pública no estado”, afirmou a secretária-adjunta.

Maria Eulália e Helenir afirmam que se mantêm abertas ao diálogo para solucionar pautas que permanecem em aberto, como o plano de carreira dos funcionários.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora