Política
|
19 de setembro de 2014
|
22:33

Robaina defende carreiras únicas na Polícia Civil e na Brigada Militar

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Robaina defende carreiras únicas na Polícia Civil e na Brigada Militar
Robaina defende carreiras únicas na Polícia Civil e na Brigada Militar

Da Redação*

O candidato da Frente de Esquerda ao governo do Rio Grande do Sul, Roberto Robaina (PSOL), se reuniu, na tarde desta sexta-feira (19), com a direção do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm). Durante o encontro, Robaina defendeu a democratização da Segurança Pública no Estado, eliminando os privilégios da cúpula da Brigada Militar e da Polícia Civil e instituindo uma carreira única nas duas corporações.

Os sindicalistas entregaram uma pauta de reivindicações para o candidato da Frente de Esquerda. Um dos eixos é a unificação da carreira, eliminando a existência de dois concursos públicos: um para inspetor e outro para delegado. Roberto Robaina tem defendido proposta de carreira única tanto para a Polícia Civil quanto para a Brigada Militar.

“Na cúpula da segurança pública, há uma hierarquia intocável, cargos com altíssimos privilégios, sem nenhum controle efetivo da sociedade e das próprias corporações. É escandaloso que o alto comando da Polícia Civil não tenha sido nunca da base. O sujeito sai da faculdade de Direito e passa a ser delgado”, criticou.

O presidente do Sindicato, Isaac Ortiz, também defendeu profundas mudanças na estrutura da Polícia Civil. “A segurança foi uma das poucas coisas que não mudou depois da redemocratização do país. Nosso estatuto ainda é de 1980 e prevê pena média para quem torturar um preso e pena máxima para quem falar mal de um superior”, explicou.

*Com informações da assessoria do candidato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora