Política
|
29 de setembro de 2014
|
20:55

Em Pelotas, Tarso faz carreata, responde a prefeitos e promete “construir uma grande vitória”

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Tarso prometeu a lideranças da Zona Sul que investirá em infraestrutura | Foto: Caco Argemi / UPPRG
Tarso prometeu a lideranças da Zona Sul que investirá em infraestrutura | Foto: Caco Argemi / UPPRG

Da Redação*

Em Pelotas, nesta segunda-feira (29), o candidato da Unidade Popular pelo Rio Grande (PT, PTB, PCdoB, PPL, PTC, PR, PROS) participou de uma carreata, almoçou com representantes de movimentos sociais, sindicatos e militantes e se encontrou com prefeitos da Zona Sul. “Vamos fazer uma grande avalanche de mobilização política e construir uma grande vitória”, disse Tarso Genro, durante o almoço.

No evento promovido pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o projeto Diálogos, o candidato à reeleição foi sabatinado, durante uma hora, por prefeitos e lideranças locais. Também recebeu um documento com para investimentos na região. Tarso explicou que, com a mudança no indexador da dívida e a consequente abertura de um novo espaço fiscal, buscará financiamentos para investir em infraestrutura e continuará usando os recursos do Tesouro para manter o Estado.

“A Metade Sul está enfrentando hoje novos níveis de demandas. No último trimestre, o crescimento dessa região foi maior que o do Estado”, exemplificou Tarso. Ele salientou que a região deu um salto de desenvolvimento, impulsionada pela indústria naval, pelos programas de formação profissional e pelas iniciativas de apoio à agricultura familiar, promovidas pelo Governo do Estado.

O petista ainda respondeu a questões específicas dos prefeitos. Falou sobre indústria naval, segurança, saúde, educação, municipalismo, participação popular entre outros temas da sua gestão.

Tarso e Olívio passaram em carreata pelo bairro Fragata e conversaram com os moradores | Foto: UPPRG / Divulgação
Tarso e Olívio passaram em carreata pelo bairro Fragata e conversaram com os moradores | Foto: UPPRG / Divulgação

Carreata

A chuva fina não atrapalhou a realização da carreata em Pelotas nem o bom humor de Tarso e Olívio Dutra, candidato ao Senado. Com mais de 200 carros, a carreata percorreu as ruas de um dos bairros mais populosos do município, o Fragata, de condomínio horizontal e pequeno comércio. Os candidatos se revezaram ao microfone num bate-papo com os moradores que os prestigiavam.

Tarso enumerou os projetos e programas realizados pela sua gestão e pelo governo Dilma e, sobretudo, os efeitos positivos para o Estado e o Brasil. “Quando falamos em realizações podemos citar como exemplo, o Bolsa Família que tirou o povo brasileiro da miséria e aqueles que tiverem filhos de 0 a 6 anos podem ainda solicitar complementação ao governo do Estado através do RS Mais Igual”, enfatizou.

“Se a dona Maria quiser ampliar seu pequeno negócio, o Estado tem incentivo por meio do Microcrédito gaúcho, se o seu filho quiser estudar tem o Pronatec, e mais adiante tem o Prouni, que tive a honra de criar quando estive à frente do Ministério da Educação do governo Lula e que permite aos filhos dos trabalhadores entrarem nas escolas privadas do país”, destacou o governador licenciado, enquanto circulava pelas ruas do Bairro Fragata.

Olívio falou sobre os investimentos do governo federal na Zona Sul do Estado, com a instalação do polo naval, e citou os números apresentados pela presidente Dilma em recente visita à região. “A indústria naval em março de 2013, já empregava 71 mil trabalhadores. Atualmente, o número pode chegar a 80 mil pessoas”, anunciou. “Por isso, temos que dar o nosso voto pensando no futuro do Brasil e no futuro dos trabalhadores, e as políticas que hoje garantem o menor índice de desemprego dos últimos anos”, conclamou o candidato da Unidade Popular ao Senado.

Ao passarem pela Cosulati – Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda, Tarso e Olívio desceram do carro de som, cumprimentaram cada um dos funcionários e fizeram as tradicionais selfies. No final da carreata, a longa fila de carros cruzou por um condomínio do projeto “Minha Casa Minha Vida”, que já construiu mais de 170 mil casas aqui no Rio Grande do Sul.

*Com informações da assessoria do candidato


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora