Cidades|z_Areazero
|
8 de abril de 2016
|
20:54

Secretaria da Cultura promete não fechar sala P.F. Gastal, mas reduzirá sessões

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Secretaria da Cultura promete não fechar sala P.F. Gastal, mas reduzirá sessões
Secretaria da Cultura promete não fechar sala P.F. Gastal, mas reduzirá sessões
Depois de domingo, espaço deve ter sessões na sexta e finais de semanas|Foto: Guilherme Santos/Sul21
Depois de domingo, espaço deve ter sessões na sexta e finais de semanas|Foto: Guilherme Santos/Sul21

Jaqueline Silveira

A tradicional sala de cinema P.F. Gastal, localizada na Usina do Gasômetro, na Capital, não fechará temporariamente, porém reduzirá a programação pelos próximos dois meses. Na tarde desta sexta-feira (8), representantes do movimento criado por artistas, cinéfilos e cineastas pela manutenção do espaço se reuniram com a secretária adjunta da Cultura de Porto Alegre, Anna Surita Duarte, e o coordenador de Cinema, Vídeo e Foto da secretaria, Marcus Mello, depois que receberam a informação que a sala fecharia depois de domingo (10), quando se encerra a mostra “Nuevos Cines: Mostra de Cinema Contemporâneo Argentino.”

Mello informou que, “emergencialmente”, o espaço funcionará três dias por semana até serem resolvidas as pendências em relação ao término dos contratos temporários de funcionários, inclusive programador e projecionista. A resolução dos problemas também esbarra em questões financeiras, já que o prefeito José Fortunati (PDT) baixou um decreto em 18 de março cortando gastos por seis meses devido à crise econômica. O documento proíbe, por exemplo, a renovação de contratos temporários.

Inaugurado em 1999, espaço na Usina do Gasômetro poderá fechar temporatiamente por falta de funcionários| Foto: Guilherme Santos/Sul21
Inaugurado em 1999, espaço na Usina do Gasômetro poderá fechar temporariamente por falta de funcionários| Foto: Guilherme Santos/Sul21

O coordenador de Cinema, Vídeo e Foto disse que só na segunda-feira (11) poderia ter uma posição definitiva sobre o funcionamento da P.F. Gastal, após reuniões com os setores jurídico e financeiro da Prefeitura com o fim de tratar dessas questões. O espaço deve ter uma sessão na sexta-feira e duas aos sábados e domingos. “Estamos trabalhando para isso, esse é nosso desejo”, afirmou Mello, sem precisar a data de início da nova programação, após o encerramento da mostra argentina, que faz parte da programação dos 244 anos de Porto Alegre.

“Nos pediram dois meses de sessão reduzida até resolver a situação, acho que o movimento ajudou a dar uma impulsionada para que houvesse o comprometimento (de manter espaço aberto)”, afirmou Mariana Mêmis Müller, integrante do grupo pela manutenção da P.F. Gastal. Conforme ela, a Secretaria da Cultura encaminhará as contratações como sendo de caráter excepcional para convencer os setores da Prefeitura responsáveis pelo aval a liberá-las.

Mais de 2,1 mil assinaturas coletadas

O movimento lançou uma petição online pela preservação do espaço, que até as 17h de sexta-feira registrava mais de 2,1 mil assinaturas. Além disso, na reunião, o grupo entregou um documento com a assinatura de representantes de produtoras de cinema, da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC) e do Sindicato da Indústria Audiovisual (Siav). O movimento pela manutenção da sala P.F. Gastal, segundo Mariana, continuará ativo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora