Cidades|z_Areazero
|
26 de dezembro de 2017
|
13:02

Depois de passar o Natal em branco, municipários começam a tirar empréstimo no valor do 13º

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Depois de passar o Natal em branco, municipários começam a tirar empréstimo no valor do 13º
Depois de passar o Natal em branco, municipários começam a tirar empréstimo no valor do 13º
No último dia 13, municipários fizeram vigília diante da Prefeitura pelo pagamento do 13º, mas não viram a cor do dinheiro no Natal | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Luís Eduardo Gomes

Desde as 8h30 desta terça-feira (26), os servidores municipais de Porto Alegre com conta no Banrisul podem se dirigir às agências do banco na cidade para obter um empréstimo no valor de seu 13º salário. De acordo com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), os servidores estão conseguindo obter o empréstimo, mas há grande indignação na categoria com o fato de a operação só ter sido liberada depois do Natal, atrapalhando o planejamento das famílias, e com o fato de que aqueles que não possuem conta no Banrisul precisam esperar até o dia 3 de janeiro para terem acesso aos recursos.

Leia mais:
PIB do comércio de Porto Alegre perde R$ 71 milhões no Natal com atraso no 13º
Falta de informação e ‘calote’ no 13º revoltam aposentados e pensionistas da Prefeitura
13° salário via empréstimo será liberado para servidores de Porto Alegre somente após o Natal

Pela lei municipal, o 13º salário deve ser pago até o dia 20 do mês de dezembro. Alegando falta de recursos, o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) decidiu parcelar em 10 vezes, a serem pagas apenas a partir do mês de fevereiro. Na mesma situação de alegada falta de recursos, o governo do Estado disponibilizou aos seus servidores a possibilidade de retirarem um empréstimo no Banrisul no valor do 13º a partir do último dia 20, se responsabilizando pelo pagamento de juros – uma medida que já vinha sendo adotada em anos anteriores e em gestões passadas.

Seguindo o exemplo, Marchezan encaminhou um projeto de lei à Câmara pedindo autorização para pagar as parcelas com juros que seriam equivalentes a de empréstimos bancários. Após a aprovação no dia 18, no entanto, o prefeito levou dois dias para sancionar o projeto e ficou estabelecido que os municipários poderiam retirar o empréstimo no Banrisul no dia 26, mas somente aqueles correntistas do banco. Contudo, os municipários recebem seus salários pela Caixa Econômica Federal e aqueles que não possuem conta no banco do Estado só poderão retirar o empréstimo a partir do dia 3 de janeiro.

Diretor do Simpa, Alberto Terres afirma que esteve na agência do Banrisul localizada na Praça da Alfândega e percebeu que os correntistas do banco estão conseguindo retirar o empréstimo. No entanto, ele avalia que o clima entre os servidores era de indignação com o atraso e com a necessidade de se deslocarem ao banco para tomar o empréstimo. “Muitos servidores estão em horário do trabalho, mas precisam do dinheiro e estão tendo que negociar com suas chefias a liberação para ir ao banco”, diz. “Também há muito reclamação da falta do 13º no Natal. Como nunca aconteceu atraso no 13º antes, Os servidores se planejaram ao longo do ano todo, planejaram dívidas, a compra de presentes, têm o IPTU chegando, e se viram muito frustrados. Isso é uma coisa que deixou os servidores muito indignados”.

Para Terres, o primeiro ano da gestão Marchezan no comando da cidade encerra de maneira muito negativa para os servidores. “Estamos com o salário parcelado, 13º parcelado, o não pagamento do vale alimentação, das férias, tudo isso o prefeito disse que não pagará no final do mês. Então, é um final de ano de muita tristeza para o servidor municipal. E acho que o comércio deve ter sentido bastante, porque infelizmente os servidores não foram ao comércio”, afirma.

Segundo estimativa da secretaria municipal da Fazenda, cerca de 8 mil servidores, entre ativos e inativos – de um total de mais de 24 mil -, possuem algum tipo de conta no Banrisul e podem tirar o empréstimo a partir desta terça. A pasta ainda não tem uma previsão sobre a data do pagamento do salário de dezembro, mas previsão é de que, devido à arrecadação com o pagamento antecipado do IPTU, os vencimentos dos municipários sejam quitados até o dia 3.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora