Cidades|z_Areazero
|
2 de janeiro de 2018
|
12:31

Por empréstimo do 13º, agências do Banrisul abrem mais cedo nesta semana

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Por empréstimo do 13º, agências do Banrisul abrem mais cedo nesta semana
Por empréstimo do 13º, agências do Banrisul abrem mais cedo nesta semana
Agências do Banrisul em Porto Alegre abrirão mais cedo nesta semana | Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

As agências do Banrisul em Porto Alegre abrirão as portas mais cedo nesta semana para facilitar que os servidores públicos municipais obtenham o empréstimo no valor de seu 13º salário a partir desta quarta-feira (3). O banco já funcionou em horário diferenciado, abrindo as portas às 9h, nesta terça-feira (2) com atendimento ao público em geral, mas entre quarta e sexta o horário estendido será exclusivo para os municipários.

O banco disponibiliza o empréstimo no valor do 13º desde o dia 26, mas até o momento somente correntistas do Banrisul poderiam fazer a operação. Já nesta quarta, a linha de crédito fica disponível para todo o conjunto de servidores. A Prefeitura de Porto Alegre irá pagar o 13º salário em 10 parcelas a partir do dia 20 de fevereiro e promete acrescentar às parcelas a correção da inflação pelo IPCA e juros de 1,42% ao mês, o que seria suficiente para os servidores arcarem com os juros do empréstimo.

Par obter o empréstimo, os servidores deverão comparecer ao Banrisul munidos de RG, CPF, comprovante de residência (atualizado), originais, e comprovante de renda. Os não correntistas do Banrisul que não desejarem abrir conta no banco a partir desta quarta-feira poderão solicitar a Transmissão Eletrônica de Documentos (TED) para seus bancos, uma operação que não deverá ter custos. O recurso será disponibilizado pelo Banrisul em até 48h após a assinatura do contrato de empréstimo, seja na conta corrente de correntista, na conta aberta para este fim ou por TED na conta informada no contrato firmado.

Disponível para todos

Atendendo a uma ação coletiva do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Tribunal de Justiça determinou, ainda na semana passada, que o Banrisul deve disponibilizar a operação para todos os servidores municipais ativos, inativos e pensionistas, independentemente de terem alguma restrição de crédito, débito ou alguma demanda judicial junto à instituição financeira, “abstendo-se de condicionar tal operação à negociação de qualquer pendência legal e/ou judicial, sob pena de multa diária”, assinala a sentença.

A decisão do TJ-RS destacou que “a gratificação natalina é direito previsto constitucionalmente e tem natureza alimentar. O parcelamento ou não pagamento, por óbvio, afeta a organização financeira dos servidores públicos, demonstrando a verossimilhança das alegações. No mais, as dificuldades financeiras do Município de Porto Alegre são conhecidas, tanto é foi aprovada lei autorizando a indenização dos servidores em caso de não pagamento do 13º. Em seguida, o Decreto 19.898/2017 regulamentou os encargos indenizatórios em relação àqueles que anteciparem a gratificação natalina junto ao Banrisul. É notório o acordo realizado entre o ente municipal e o banco para amparar a concessão desses empréstimos”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora