Últimas Notícias>Coronavírus|z_Areazero
|
14 de setembro de 2020
|
20:27

RS terá cinco regiões sob bandeira vermelha nesta semana

Por
Luís Gomes
luisgomes@sul21.com.br
Atualização definitiva anunciada nesta segunda (14) | Foto: Reprodução

Da Redação

O governo do Estado anunciou na tarde desta segunda-feira (14) a atualização definitiva do mapa de bandeiras do sistema de distanciamento controlado que irá vigorar entre os dias 15 e 21 de setembro. A bandeira vermelha (segundo nível mais alto de risco) foi atribuída para cinco regiões, com as demais classificadas como bandeira laranja. As bandeiras amarela e preta não foram atribuídas.

Em relação à semana passada, as regiões de Santa Maria e Passo Fundo tiveram aumento de risco, passando da bandeira laranja para a vermelha. Elas se somam às regiões de Porto Alegre, Palmeiras das Missões e Erechim, que já estavam com a classificação na última semana e permanecerão sob bandeira vermelha.

Por outro lado, cinco regiões tiveram diminuição de risco em relação à última semana, voltando à bandeira laranja. São elas: Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Santo Ângelo e Cruz Alta. Na atualização preliminar anunciada na sexta (11), as regiões de Guaíba e Caxias do Sul tinham recebido indicação de elevação de risco, mas tiveram os recursos de reconsideração atendidos e permanecerão na classificação laranja.

Possibilidade de retorno das aulas em 11 regiões

No início de setembro, o governo anunciou o calendário de retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, que começou pelo ensino infantil no último dia 8. No entanto, determinou que a retomada só poderia ocorrer em regiões que estivessem há pelo menos duas semanas sob bandeira laranja ou inferior.

Levando em conta essa regra, 11 regiões poderiam autorizar o retorno das aulas presenciais a partir desta semana: Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Taquara e Uruguaiana.

Por outro lado, as regiões de Passo Fundo e Santa Maria, que estavam sob bandeira laranja por pelo menos duas semanas consecutivas, perdem o direito de autorizar a retomada das aulas com a nova atualização.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora