Saúde
|
20 de junho de 2022
|
10:00

Ato público defende unidades de saúde de Porto Alegre contra terceirização

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Divulgação
Divulgação

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) promove nesta segunda-feira (20), às 15h30min, em frente à Secretaria Municipal da Saúde, um ato público em defesa das unidades de saúde da cidade que estão ameaçadas por um processo de terceirização.

Com a campanha “Saúde Não É Mercadoria!”, o Simpa deseja barrar o processo de terceirização de mais 15 unidades básicas de Saúde (UBSs) da Atenção Primária da rede municipal e denunciar a piora no atendimento à população daquelas unidades que foram terceirizadas nos últimos meses. A denúncia inclui materiais de comunicação para a comunidade e nas redes sociais, bem como atos públicos com os servidores e servidoras em frente às UBSs.

Já ocorreram atos públicos na UBS Bom Jesus e na Unidade de Saúde (US) da Restinga. Além do ato desta segunda, há um outro marcado para quinta-feira (23), na UBS do IAPI, às 12h.

Mesmo sem ter comunicado ainda a terceirização das 15 UBSs no Diário Oficial, o governo Melo já informou os trabalhadores e trabalhadoras de cargos efetivos dos postos de saúde sobre a relotação, durante o mês de junho. Segundo levantamento do Conselho Municipal de Saúde (CMS), atualmente, Porto Alegre tem 87% dos seus equipamentos da rede municipal de saúde entregues para a iniciativa privada, sendo 117 unidades básicas de saúde já terceirizadas.

Para o Simpa, o avanço da terceirização piora o atendimento e é um caminho para a privatização completa do SUS na capital gaúcha, por isso deverá sofrer resistência dos servidores e servidoras que estão na defesa do serviço público de qualidade e do SUS 100% público.

Conheça as unidades básicas que poderão ser terceirizadas:

Bom Jesus, Ceres, Chácara da Fumaça, Laranjeiras, Panorama, Passos das Pedras I, Sarandi, Vila Elizabeth, Jenor Jarros, Santa Marta, Aparício Borges, Vila Cruzeiro, Ipanema, Restinga e Pitinga. Farmácias distritais: Restinga, Vila dos Comerciários e Navegantes.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora