Política
|
13 de junho de 2022
|
17:21

Prefeitura mantém proposta de 10,06% de aumento para servidores da Capital

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Municipários terão nova assembleia para debater a proposta de reajuste do governo Melo. Foto: Divulgação/Simpa
Municipários terão nova assembleia para debater a proposta de reajuste do governo Melo. Foto: Divulgação/Simpa

A comissão de negociação designada pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) se reuniu novamente, nesta segunda-feira (13), com o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) para tratar do reajuste salarial da categoria. Em relação às propostas anteriores, a principal diferença é antecipação da terceira e última parcela de novembro para outubro.

A Prefeitura tem oferecido 10,06% de reposição salarial em três parcelas: 4% já começaram a ser pagos na folha dos servidores de abril, a próxima parcela de 3% seria paga em julho, e a terceira em outubro. Nos últimos meses, durante as reuniões de negociação, o Simpa tem reivindicado 14,79% de reajuste, o equivalente à inflação acumulada desde que Melo assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2021, até o mês de abril deste ano. 

A Prefeitura já concordou com a proposta de 25% no reajuste do vale-alimentação, e ofereceu antecipar para julho a primeira parcela do 13º salário dos servidores. 

Diretor-geral do Simpa, João Ezequiel da Silva anunciou, após o fim da reunião, que a última proposta do governo Melo será levada à categoria para ser debatida em assembleia. Segundo o dirigente, estudos do Dieese mostram que o governo poderia, ao menos, pagar integralmente os 10,6%, e não parcelado.

Ezequiel criticou ainda o percentual abaixo da inflação proposto pelo Simpa, e lembrou que, por outro lado, a Prefeitura mantém políticas de isenção fiscal para determinados grupos econômicos.

“O posicionamento do Simpa é de que a proposta é insuficiente, mas quem decide é a categoria em Assembleia”, afirmou.

A direção do Simpa deve anunciar em breve a data da assembleia dos municipários que irá decidir se aceita ou não a proposta do governo municipal. 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora