Geral
|
5 de maio de 2022
|
10:15

Rede Comunitária do Morro da Cruz realiza Feira Solidária do Dia das Mães

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Horta comunitária no Morro da Cruz. Feira terá espaço de comercialização de produtos locais. Foto: Luiza Castro/Sul21
Horta comunitária no Morro da Cruz. Feira terá espaço de comercialização de produtos locais. Foto: Luiza Castro/Sul21

A comunidade do Morro da Cruz (Porto Alegre) realiza, neste sábado (7), a 4° Feira de Economia Solidária da Rede Comunitária do Morro da Cruz. Com uma programação que inicia às 9 horas e se estenderá até às 17hs, a Feira terá espaço de comercialização de produtos locais, celebração interreligiosa, apresentações culturais e realização de serviços.

A Rede Comunitária do Morro da Cruz atualmente é constituída por pessoas e entidades que buscam o desenvolvimento social, cultural e econômico local. Sua organização é horizontal e seus espaços de debate e tomada de decisão são feitos via grupo de Whatsapp e reuniões semanais. Atualmente a rede é composta pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos – MTD; Associação de Moradores do Morro da Cruz – ACOMUZ, Centro de Assessoria Multiprofissional e Profissional – CAMP; Associação de Mulheres Maria da Glória, Horta Comunitária Morro da Cruz; EMEF Morro da Cruz e EMEF Prof Judith Macedo de Araújo.

Segundo Jacy Santos, presidenta da ACOMUZ,  “a Feira é uma rede aberta e todos e todas que vivem vendendo seus produtos e as entidades que apoiam são bem vindos para somar”.

Uma das entidades de apoio é o CAMP, que vem realizando ações do Projeto Promovendo Cidadania: Educação para geração de renda em vários comunidades da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo Daniela Tolfo, coordenadora da organização, “OoProjeto Promovendo Cidadania, mostra o potencial que a própria comunidade tem, com mulheres e grupos que se organizam desde seus espaços para produzir e buscar uma geração de renda para sua família ou coletivo. A comunidade se encontra e se fortalece nestes espaços.” O projeto é realizado com recursos do Governo Federal, através de uma Emenda Parlamentar da deputada federal Maria do Rosário (PT).

Está 4° edição da Feira está voltada para o dia das mães, de modo que o morador e a moradora do Morro da Cruz possam comprar o presente para a mãe na sua própria comunidade, ao invés de ir numa loja do centro da cidade. É dinheiro que circula na comunidade gerando o desenvolvimento local.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora