Geral
|
11 de março de 2022
|
15:19

Parlamentares cobram do MP medidas contra a falta de energia elétrica no RS

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Parlamentares participaram de reunião com o MP nesta sexta | Foto: Denis Soares
Parlamentares participaram de reunião com o MP nesta sexta | Foto: Denis Soares

Os deputados estaduais Sofia Cavedon (PT) e Jeferson Fernandes (PT) e o vereador porto-alegrense Jonas Reis (PT) se reuniram nesta sexta-feira (11) com representantes do Ministério Público para cobrar providências sobre as falhas no fornecimento de energia elétrica pela CEEE/Equatorial no Rio Grande do Sul. No encontro, o promotor Gustavo de Azevedo e Souza Munhoz, coordenador do Centro de Apoio do Consumidor e da Ordem Econômica do MP-RS, informou que o órgão estuda abrir um inquérito para apurar a situação. Uma reunião entre MP e representantes da Equatorial está prevista para a próxima segunda-feira (14).

Os parlamentares apresentaram uma série de reportagens, prints de celular e de notícias evidenciando o descumprimento dos serviços da CEEE/Equatorial. Eles também argumentam que a empresa, que assumiu o controle da CEEE em julho de 2021, já se tornou um dos principais alvos de reclamações dos contribuintes gaúchos por problemas como a falta de atendimento da população, cortes seguidos por demora na religação e especialmente por episódios de queda de energia.

As reclamações se acentuaram nos últimos dias, diante da demora para restabelecimento de energia após o temporal que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre no início da semana. O vereador Jonas Reais afirmou que, em pouco mais de trinta minutos de temporal, a Equatorial deixou 60 mil pessoas sem luz na Capital e Região Metropolitana. O problema afetou as estações de tratamento de Porto Alegre, deixando residências e comércios de 30 bairros sem água nas torneiras, ressaltou.

Sofia Cavedon afirmou que vem denunciando publicamente a demora na retomada do reabastecimento desde o dia 5, destacando que famílias no município de Mariana Pimentel estão há uma semana sem luz. “Queremos investigação e intervenção do MP sobre a Equatorial e a responsabilização do governador Eduardo Leite pelo caos que ela está provocando no RS”, disse a deputada.

Ela acrescentou ainda que as reclamações não se limitaram a pessoas, uma vez que o “Departamento Municipal de Águas e Esgoto de Porto Alegre (DMAE), no domingo 6 de março, cobrou publicamente a demora da Equatorial em restabelecer o abastecimento de energia, que resulta em desabastecimento de água na Capital”.

Já o deputado Jeferson Fernandes lembrou que, logo após a privatização e ao assumir o controle da CEEE-D, a Equatorial fez um processo de demissão de mais de 1000 funcionários da antiga CEEE-D, especialmente nas regiões de Porto Alegre, Pelotas e Bagé. No lugar desses profissionais treinados, segundo o deputado, foram contratados funcionários terceirizados e sem experiência, para uma área que requer treinamento, conhecimento e experiência. “Recentemente morreu um funcionário terceirizado, ficando outro ferido”, disse.

Os parlamentares destacaram que protestos já foram registrados em Porto Alegre, Eldorado do Sul, Viamão, Alvorada, Esteio, Gravataí, Sapucaia do Sul e Canoas contra a demora no restabelecimento da energia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora