Geral
|
16 de outubro de 2021
|
16:46

Trabalhadores suspendem coleta de lixo em Porto Alegre por falta de pagamento do vale-alimentação

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
A Prefeitura trabalhou com caminhões próprios para amenizar os impactos causados pela paralisação, que possivelmente poderá prejudicar a coleta domiciliar das madrugadas de sábado e domingo. Foto: Alex Rocha/PMPA
A Prefeitura trabalhou com caminhões próprios para amenizar os impactos causados pela paralisação, que possivelmente poderá prejudicar a coleta domiciliar das madrugadas de sábado e domingo. Foto: Alex Rocha/PMPA

Os atraso no pagamento do vale-alimentação levou os trabalhadores da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda a paralisarem a coleta de lixo em Porto Alegre na noite desta sexta-feira (15). A empresa terceirizada com sede em Vinhedo (São Paulo) atua em caráter emergencial desde junho, sendo responsável por cerca de 80% da coleta domiciliar na Capital. Com a paralisação, os bairros mais afetados neste sábado (16) pela falta de recolhimento de resíduos foram Azenha, Partenon, São João, Santana, Santo Antônio, Navegantes, Floresta, São Geraldo, Santa Cecília, Jardim Botânico e Aparício Borges. Em torno de 40 bairros serão prejudicados no final de semana.

Para contornar o problema, o prefeito Sebastião Melo (MDB) se reuniu neste sábado (16) com representantes da prestadora de serviço. A solução encontrada para garantir a retomada da coleta de lixo da modalidade porta a porta, foi que a Prefeitura fará o pagamento na próxima segunda-feira (18) de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor deve ser destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores. Simultaneamente, a empresa será notificada a completar a documentação prevista no contrato, o que não ocorreu até o momento.

“Determinei o pagamento parcial diante da emergência de restabelecer o serviço essencial à população. E a empresa assumiu o compromisso de repassar os valores aos trabalhadores para a retomada o mais rápido possível. Eles ainda têm que comprovar o restante da documentação para as demais quitações do serviço”, explicou Melo.

A coleta está sendo parcialmente atendida em operação especial da prefeitura e a perspectiva é de ser regularizada a partir de segunda-feira (18), quando a empresa efetivar o reembolso aos profissionais. Até lá, a Prefeitura pede aos moradores que, na medida do possível, evitem colocar os resíduos na calçada.

Neste sábado (16), uma equipe de aproximadamente 100 pessoas e 35 caminhões fazem o recolhimento dos resíduos. As coletas automatizada (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora