Opinião
|
10 de agosto de 2021
|
08:59

Daiane foi mais uma vítima de um sistema cruel. Queremos Justiça! (por Joel Ribeiro de Freitas)

Povo kaingang se mobilizou por justiça para Daiane Griá Sales. Foto: Reprodução
Povo kaingang se mobilizou por justiça para Daiane Griá Sales. Foto: Reprodução

Joel Ribeiro de Freitas (*)

Pronunciamento feito na Câmara de Vereadores de Redentora, no dia 9 de agosto de 2021.

Boa noite, gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória de todos os indígenas vítimas da covid 19. E de todos aqueles que tiveram de forma trágica suas vidas ceifadas.

Peço licença para em nome da comunidade indígena do Guarita, possa expressar a dor e a indignação de um povo frente a morte brutal da jovem de apenas 14 anos Daiane Griá Sales, falo como pai, tio, irmão, professor e amigo em nome de todos peço Justiça!

Vídeo: RD Foco

Até quando nossas meninas, mulheres estarão a mercê da violência, do abuso e da morte? O sistema precisa funcionar, políticas públicas voltadas aos indígenas que tenham resultados?

Para que Daiane não tenha sido mais um número, uma estatística. Pois nesse momento existe uma família enlutada , carente, necessitada fadada ao esquecimento e miserabilidade de assistência afetiva e social que precisa de ajuda como todas as outras as quais represento nesta casa.

Por que Daiane teve sua voz silenciada, seus gritos não foram ouvidos , sua dor não foi curada, seu corpo foi violado… Estava sozinha, lutou, teve medo, chorou, seu pequeno corpo foi dilacerado, devorado!

Assim como Daiane, cada um de nós indígenas sente a dor e o sofrimento daqueles minutos, talvez horas de desespero.

Quem é o culpado? Ela? Nunca!!! Jamais!!! Daiane foi mais uma vítima de um sistema cruel, desumano, brutal.

Queremos justiça!!! Os gritos de Daiane continuarão ecoando em nossa terra até que o culpado seja punido e que outros crimes sejam evitados! Como faremos isso/ A responsabilidade é de todos !

Nossa comunidade precisa de ajuda! O sistema precisa mudar! Isso compete a cada um de nós junto a órgãos competentes – FUNAI, SESAI, Ministério Público, Polícia Federal, Lideranças, CIMI, COMIN, clamo a todos que nos ajudem a evitar mais barbáries como essa que vivenciamos . Pedimos socorro!!!

A violência é uma questão de saúde pública e reflete em todos!!!

Estou aqui para ajudar e preciso do apoio de todos vocês para que juntos zelemos pela vida, pois sim,

TODAS AS VIDAS IMPORTAM!!!

DAIANE GRIÁ SALES : PRESENTE!!!

(*) Joel Ribeiro de Freitas é vereador (PSB) no município de Redentora.

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora