Coronavírus
|
6 de agosto de 2021
|
17:34

Porto Alegre registra surtos de covid-19 nos hospitais Conceição e Vila Nova

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
GHC enfrenta surto de covid. Foto: Anselmo Cunha/PMPA
GHC enfrenta surto de covid. Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Os hospitais Vila Nova e Conceição, ambos situados em Porto Alegre, informaram nesta sexta-feira (6) que enfrentam surtos de covid-19. No Hospital Nossa Senhora da Conceição, ao menos sete enfermarias foram atingidas. Já no Vila Nova, de acordo com a instituição, somente a unidade 1 enfrentou o problema, que já teria sido controlado.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, Ivana dos Santos Varella, afirma que são 22 casos confirmados de provável aquisição dentro do hospital, a maioria deles com resultado positivo entre os dias 3 e 4 de agosto.

“Esse surto tem uma característica de transmissibilidade muito rápida, são vários pacientes acometidos em um curto espaço de tempo, o que nos faz pensar que realmente haja um envolvimento da variante Delta”, diz Ivana.

A coordenadora do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Conceição afirma ainda que foi identificado um aumento de hospitalizações por covid-19 nos últimos cinco a sete dias. “Nós estávamos recebendo um a dois pacientes com covid por dia e agora estamos recebendo em torno de quatro a seis pacientes.”

De acordo com a Secretaria de Saúde da Capital, até o início desta sexta-feira, 29 casos de covid-19 foram confirmados em pacientes internados na unidade de neurologia do Conceição, nenhum com quadro grave. Na unidade atuam 64 profissionais, dos quais 12 testaram positivo.

Em uma unidade de internação clínica, três casos foram confirmados, sendo dois pacientes e um técnico de enfermagem, que acabou falecendo. De acordo com o GHC, a morte do profissional foi em decorrência de problema cardíaco, mas ele teve resultado positivo para covid-19.

As medidas adotadas pelo GHC são:

  • Suspensão de visitas por tempo indeterminado
  • Suspensão de exames ambulatoriais no Hospital Conceição, como endoscopia, tomografia, medicina nuclear, etc;
  • A Emergência do Hospital Conceição atenderá somente casos graves, enviados pelo SAMU;
  • Suspensão das cirurgias eletivas por 15 dias, exceto casos graves e cirurgias oncológicas;
  • Suspensão de novas internações até que se controle os surtos;

Já a Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) informa em nota que não houve propagação do surto para outras áreas do hospital e que não foram registradas ocorrências da variante Delta nos casos confirmados de covid-19.

A AHVN diz ainda que o setor de Emergência e as unidades de internação do hospital estão aptas a continuarem recebendo pacientes para atendimento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora