Geral
|
21 de junho de 2021
|
14:36

Fundador da ONG Somos, Alexandre Böer morre em Porto Alegre

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Alexandre Böer, fundador da ONG Somos | Foto: Divulgação
Alexandre Böer, fundador da ONG Somos | Foto: Divulgação

Ativista da causa LGBTI+ e fundador da ONG Somos, Alexandre Böer faleceu em Porto Alegre nesta segunda-feira (21). Segundo a ONG, ele teve uma parada cardiorrespiratória. Ele tinha 57 anos.

Artista, ator, diretor de teatro e patinador, Böer fundou em 2021 a ONG Somos, referência na luta pelos direitos LGBTI+, onde coordenou projetos na temática da comunicação, acesso à direitos da população LGBTI+. Como jornalista, escreveu livros e dirigiu produções audiovisuais. Como funcionário público, dirigiu os teatros Renascença e Álvaro Moreyra no Centro Municipal de Cultura e o Teatro de Câmara Túlio Piva.

Foi um dos primeiros coordenadores de políticas públicas para LGBTI+ no Brasil e o primeiro diretor de uma pasta voltada ao tema em Porto Alegre. Foi um dos criadores da setorial LGBTI+ do PT e atualmente estava filiado ao PSOL. Foi um dos idealizadores do programa Brasil sem Homofobia, executado pelo governo Lula.

Também militou em entidades como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e a Associação Internacional de LGBTI+ (ILGA), chegando a acompanhar diretamente as articulações do movimento na ONU. Além disso, atuou no movimento de Luta contra o HIV/Aids, tendo participado do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids no Rio Grande do Sul (GAPA-RS).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora