Notícias
|
9 de fevereiro de 2011
|
14:26

Futebol: uma quarta-feira para todos os gostos: Gauchão, Libertadores, Seleção Brasileira…

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br

Jorge Seadi

O Grêmio no Gauchão, em Ijuí. O Fluminense na Libertadores, no Rio. E a seleção brasileira em duas frentes; na França, num amistoso da principal, e, no Peru, a seleção Sub 20 em um jogo decisivo no Sul-Americano que dá vaga às Olimpíadas.

No Grêmio do irritado e inconformado Renato Portaluppi com as viagens ao interior do Estado, cumpre um jogo atrasado hoje à noite contra o São Luiz, de Ijuí. Se vencer, ficará com todas as vantagens da decisão do primeiro turno do campeonato gaúcho — terá a melhor campanha e garantirá a decisão para o Estádio Olímpico. A grande atração do time gremista será a volta de Borges. Contra a sua vontade. Portaluppi vai à Ijuí, quando preferia estar em Porto Alegre, treinando Carlos Alberto e Escudero e pensando na primeira partida da fase de grupos da Libertadores. Mas a pedido de Vicente Martins, diretor de futebol do Grêmio, Portaluppi estará no acanhado estádio do São Luiz para orientar o time gremista. A partida começa às 22h. Com transmissão em tv fechada.

Na mesma hora, o Fluminense de Muricy Ramalho inicia a disputa da Libertadores da América. O tricolor carioca nunca venceu o torneio sul-americano. O mais próximo que chegou foi ao vice-campeonato, em 2008, com Renato Portaluppi de treinador. E ganhar o título sul-americano é  uma obsessão do tricolor carioca e do treinador Muricy Ramalho, que bateu na trave com o vice-campeonato da Libertadores, com o São Paulo, em 2006. Perdeu para o Internacional. Nesta noite,o Fluminense, campeão brasileiro do ano passado, estreia com um time cheio de novidades. O Flu entrará em campo com Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Rafael Moura e Williams, jogadores contratados para esta temporada que alimentam o “sonho de consumo” do torcedor tricolor carioca. O Fluminense estreia no grupo 3 contra o Argentino Juniors, o qual retorna ao principal torneio do continente depois de 25 anos.

Seleção brasileira

É um jogo amistoso, contra a França, em Paris, mas pode ser o começo de um período de intranquilidade para o treinador gaúcho da seleção brasileira. É bom lembrar que este será o segundo clássico seguido da seleção de Mano. O primeiro foi contra a Argentina e Messi nos ganhou por um a zero. O segundo será às 6 da tarde de hoje (9) contra a carrasca França, que derrubou três treinadores em Copas do Mundo – Telê, em 1986, Zagalo em 1998 e  Parreira em 2006. Talvez para evitar uma pressão maior, Mano só convocou jogadores que atuam no exterior, sete que disputaram a última Copa, na África. O amistoso de hoje será disputado no mesmo estádio em que o Brasil perdeu o título mundial de 98 para esta França. O jogo terá transmissão ao vivo em tv aberta.

Mais tarde, para dizer a verdade, nos primeiro minutos da quinta-feira (10), a seleção sub-20 entra em campo para um jogo decisivo no campeonato Sul-Americano Sub-20. Depois da derrota para a Argentina, a seleção brasileira precisa vencer o Equador para continuar a brigar pelo título e pela vaga nas Olimpíadas de Londres, ano que vem. O Brasil não terá seu principal jogador, Neymar suspenso pelo segundo cartão amarelo. A zaga terá o gremista Saimon e o colorado Romário. A partida terá transmissão por tv aberta e fechada.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora