Notícias
|
1 de março de 2011
|
17:58

Globo não poderá mais pagar ágio para transmissão do Campeonato Brasileiro

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Fábio Koff

Rui Felten

A TV Globo não poderá mais pagar o ágio de 10% no edital de concorrência para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro. Esta foi a orientação passada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), nesta terça-feira (1º) ao Clube dos 13, que respeitou a proposta, conforme informou em entrevista, em Brasília, o presidente da entidade, Fábio Koff. A regra vale para o período de 2012 a 2014.

Ao pagar os 10% a mais no edital de licitação — o que era aceito tanto pelo Clube dos 13 como pelos outros times participantes — , a Globo disputava o direito de transmissão em vantagem. Para fazer frente, as demais emissoras tinham de cobrir 10% acima do valor pago pela Globo. Com a mudança agora acatada pelo Clube dos 13, o montante inicial do contrato de TV aberta volta a ser de R$ 500 milhões para todas as TVs que quiserem concorrer.

A abertura dos envelopes está agendada para o próximo dia 11. Mas como a Globo já declarou que não vai mais participar da licitação, por ter ficado insatisfeita com a decisão sobre o pagamento de ágio, a disputa será entre Record e RedeTV! O que pode acontecer daqui para a frente é a TV Globo buscar acerto em separado com os clubes que estiverem dispostos a se desvincular do Clube dos 13 — tema que está em pauta em reunião da entidade com o Cade nesta terça-feira.

Em entrevista dada também em Brasília, o presidente do Cade, Fernando Furlan, enfatizou que acordos à parte poderão resultar em processo especial. “Vamos esperar até que haja algum tipo de provocação. Se isso chegar até a gente, com alguma queixa, nós iremos tomar medidas”, disse Furlan, acrescentando que esse tipo de negociação pode dar margem a investigação se for contra a práticas leais de concorrência.

Matéria relacionada: Clube dos 13 busca saída para o racha entre clubes por causa da transmissão do Campeonato Brasileiro

Com informações do UOL


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora